domingo, 20 de novembro de 2016

Propaganda ...

Propaganda à moda da geringonça !!


Temos ouvido todos os dias , a maquina de ‘’ dizer coisas ‘’ da geringonça , atirar com as culpas inerentes de possíveis sanções que a UE possa aplicar a Portugal , para o governo anterior , porque se referem ao ano de 2015 . Todos sabemos o que aconteceu em 2015 e até nos lembramos que o Pais esteve quase três meses em gestão . O que muitos esqueceram foi o que aconteceu nesses 3 meses.

Antes das eleições de Outubro o défice ficou em 2,8 % do PIB , se a excussão orçamental continuasse o mesmo caminho , terminaria o ano quando muito nos 3% . Porém ...nada fazia prever que a solução encontrada para ‘’governar’’ em Portugal seria a de ter alguém que não venceu as eleições , coligado ou supostamente coligado com a restante esquerda , sedenta do poder e cegos pela ambição de quererem ser algo que não podem nem sabem ser . A mesma esquerda que logo depois do episodia que fez dispara o défice , veio ao Parlamento dizer que nesse exacto momento o PS e António Costa perdiam a maioria parlamentar , porque decidiram a resolução do BANIF e venderam a parte boa a outro banco , tendo o Estado arcado com prejuízos que ainda foram totalmente contabilizados , mas que já serviram para reflectir no défice de 2015 a manobra que este ‘’governo’’ em funções encomendou .

Para quem não percebeu ainda , estamos a falar de sanções que podem incluir a suspensão de envio de fundos estruturais , dos quais dependem actualmente parte das funções do próprio Estado . Significa por exemplo que as responsabilidades do Estado Português com os seus funcionários , estaria dependente do valor em caixa , ou seria necessário pedir mais dinheiro emprestado para pagar a funcionários públicos , a reformados , a pensionistas . Enfim para fazer andar a maquina pesada que é o Estado .

Enquanto não houver esse rigor que no governo anterior era o garante de sustentabilidade dos recursos financeiros  necessários , para que a normalidade voltasse as nossas vidas , nada disto está garantido . As reformas introduzidas pelo ‘’ governo’’ m funções , garantem exactamente o contrario , é por isso que as sanções são uma realidade com a qual devemos estar à espera e para a qual nos devíamos ter preparado se soubéssemos que o caminho destes pseudo governantes era este .

Quando na semana passada , o ministro das finanças Alemão , disse o que disse , não foi por acaso , foi para provocar reformas em Portugal que revertam o que Costa e companhia andaram a fazer durante os últimos meses . Se isto não acontecer , se Costa não se libertar da geringonça , das k7s e das esganiçadas e começar a arrepiar caminho , a UE entenderá que o défice de 3,2% de 2015 vai certamente agravar-se em 2016 e 2017 e não terá outra solução que não seja aplicar a receita que aplicou na Grécia . Ou fazem as reformas necessárias ou não há mais dinheiro . Se duvidas houvesse bastava olhar para lá a perceber .

Esperemos que não nos deixem chegar a tanto , porém entre um pseudo primeiro ministro que continua a insistir que a culpa não é dele , que é do governo anterior  e um Presidente da Republica que acha que não se passa nada e a Europa tem mais é que ser solidária e compreensiva esquecendo-se de como é que chegamos aqui e porquê... O que temos de mais certo é sofrer na pele uma crise financeira pior que a anterior , seguida de uma crise politica que não se sabe quando acabará . Essas crises têm culpados e esses culpados têm nome .

R.A.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário