domingo, 20 de novembro de 2016

Esta Europa ...esta Europa !!!

Esta Europa , já não é o que devia ser ...!!


Entre 2012 e 2014 , Portugal e os Portugueses  ou alguns Portugueses sofreram na pele os efeitos colaterais de uma receita aplicada para curar uma doença grave , que afectava as finanças publicas do Pais , que ficaram de rastos após a passagem pelo governo de génios da alta finança como um tal de José Sócrates e Teixeira dos Santos , tendo tido pelo meio um tal de António Costa a ajudar à festança em que se tornou a governação socialista .

O Pais inteiro sabe , que o PIB Nacional não comporta a despesa que é diariamente mal gerida sem apelo nem agravo . Porém durante a intervenção da troika meados de 2011 e 2013 , houve ajustamentos que baixaram a despesa e dos quais jamais nos poderemos esquecer , a ordem era cortar , cortar , cortar e cortar ... cortou-se tanto que as eleições legislativas retiraram legitimidade a quem venceu as eleições , atirando-nos para  o que vivemos hoje , e o que vivemos hoje é a incerteza de que amanhã vamos conseguir satisfazer todos os nossos compromissos internos e externos . Internos desde logo , salários da função publica muito por culpa do retrocesso às 35 horas de trabalho para a função publica , agravado com algumas contratações através de concursos duvidosos como todos os concursos para lugares na maquina usurpadora da função publica , cada vez mais colonizada de socialistas ...boy’s for the jobs .

Porém , tudo isto seria irrelevante se Portugal tivesse um crescimento económico consolidado , se a economia Nacional , não tivesse entrado numa famosa espiral recessiva de quem já ninguém fala mas que está cada vez mais presente nas nossas vidas , tendo desde logo como principal consequência a retracção da actividade económica interna e consequentemente a quebra de produção Nacional e ciclicamente um decréscimo nas exportações , tudo isto queiramos ou não , está inter-ligado e só se explica por manifesta incapacidade interna , uma vez que os nossos principais mercados , estão em contra-ciclo , crescendo embora timidamente mas sempre crescendo , e portanto no momento em que era necessário fazer crescer as exportações , não há argumentos suficientes para alavancar os investimentos que permitam que isso aconteça e o resultado é uma baixa dramática das exportações . E podem dar as voltas que quiserem , que as causas para a baixa das exportações não é culpa de nenhuma conjuntura internacional , mas sim da incapacidade total dos agentes Nacionais de reverter a situação , que é transversal em todo o tecido económico Nacional , das empresas aos bancos , até ao próprio sistema fiscal desajustado e cada vez mais burocrático . Não há simplex que resolva a quantidade de documentação necessária num processo de exportação , desde a entrada em funções deste ‘’ governo’’ não melhorou , muito pelo contrario só  piorou .

Como não há crescimento económico , como a divida não pára de crescer , como há encargos a pagar interna e externamente , como continuamos a ter uma despesa galopante , como temos bancos a precisarem de ser resgatados a cada passo , e aqui entra a CGD que já foi resgatada há pouco tempo atrás com cerca de 7000 milhões de euros , mas que sem explicação nenhuma aparente  surge agora com um buraco do tamanho de mais 6000 milhões de euros , sendo assim o principal beneficiário do valor contemplado pelo resgate anterior que calculou 12000 milhões de apoio à banca Portuguesa .

Estamos agora a braços depois de anos em ajustamento  sem o sucesso que a Europa esperava , com a ameaça de sanções por parte da UE . O que a Europa esperava era que de facto o nosso défice , fosse igual a 3% , o nosso o da Espanha , o da Grécia , o de França , o do Reino  Unido e o da Alemanha bem como dos restantes membros da UE . Ora como todos sabemos , 3% do PIB na conjuntura financeira Mundial é impossível para a maior economia da Europa , logo não consigo perceber como é que se exigem esforços para chegar onde quem está melhor não consegue chegar . Como é que em consciência eu posso pedir a quem tem menos que eu que contribua com mais que eu !!? Como é que quem pagou com sacrifício próprio os ajustamentos financeiros impostos pelo resgate , tem agora que levar com mais cortes , por exemplo nas ajudas comunitárias contratadas ou assumidas pelas duas partes , como sanção por não termos atingido as metas do défice ...os tais 3% .

Esta Europa , que os Britânicos já recusaram , corre o risco  de ser recusada por mais Europeus incluindo alguns Portugueses , com as justificadas razões .


R.A.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário