sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

A que nivel se faz politica em Portugal .




Andamos meses com uma novela sem fim à vista e que pode ter graves consequências para os bolsos dos Portugueses . A Caixa Geral de Depósitos  foi durante muito tempo o banco em quem os Portugueses confiavam . Depois dos últimos episódios e apesar de muita gente ter alertado para o facto de o que se está a passar na Caixa em nada abona a favor da imagem do país .

A CGD foi ao longo dos anos ''gerida'' por alguns boys colocados lá para defenderem alguns interesses pouco claros , de alguns responsáveis políticos pouco escrupulosos , e se isto não fosse verdade , porque razão um gestor de um banco privado , aceitaria mudar-se de armas e bagagens com uma equipa formada para supostamente para re-financiar a Caixa , e aqui pergunta-se como é que entre 2012 , data em que foram injectados 7 mi milhões na Caixa , a data em que este ''governo'' admite que são necessários mais 5 mil milhões para a manter os níveis de racionalidade exigidos pelo banco central Europeu .

A verdade é que , e como ninguém fala no assunto teremos de mais uma vez ser nós a fazê-lo , ninguém se pergunta para onde foram os 12 mil milhões de dinheiro dos contribuintes que a CGD consome entre 2011 e 2016 , ninguém se preocupa porque o '' governo '' desvaloriza todos os dias o facto de ter de ir todos os meses ao mercados , emitir divida para pagar reformas , subsídios , pensões e vencimentos de funcionários públicos .

Para que se perceba melhor , a CGD juntamente com o NB e aqui percebe-se facilmente porque é que a esquerda unida apregoa a Nacionalização do Novo Banco , estes dois bancos foram durante os últimos anos veículos para endividamento do Estado , sendo usados nas varias idas ao mercado comprar divida do estado Português , na verdade era o Estado a comprar a sua própria divida e assim percebe-se porque é que a nossa divida publica está vergonhosamente cotada da forma que está e as taxas de juros não caem dos 4% há pelo menos 3 meses . é que aparecer um '' primeiro ministro '' a dizer que vai adiantar um pagamento ao FMI de 1500 milhões de €, que tipo uma aspirina que se dá a um doente de cancro , já que a nossa divida ronda os 300 mil  milhões  de € . Pagar 1500 milhões como se fosse um favor que estamos a fazer , avançado um verba que é uma gota de agua no oceano que é a nossa divida , não serve para aliviar a pressão dos mercados , ainda que o ''governo'' e o Presidente da Republica , continuem a fazer querer aos Portugueses  que está tudo muito bem , que o défice está controlado , e que 2,3% é o melhor de todos os tempo , eu não sei se eles acreditam mesmo no que dizem ou se a falta de vergonha é tal que já nada importa .

O '' ministro das finanças '' saí deste episódio da caixa como mais uma vez Jorge Jesus , sairá do Sporting ou não no final da época , esteve lá arrecadou uns milhões em vencimentos mas os resultados são zero , Mario Centeno , sairá ...a qualquer momento , custando muitos milhões aos bolsos dos pagantes de impostos , como os mesmos resultados de ...Jorge Jesus ...zero , em matéria de
défice estrutural , zero em matéria de reformas do Estado , zero em matéria de crescimento económico , zero em matéria de seriedade institucional , e são estes zeros todos juntos que geram os tais 4% sobre a nossa divida publica .

Se ninguém politicamente responsável , pede a demissão deste ''ministro das finanças '' acho que é mais que legitimo , que alguém o faça e portanto ... ''Sr. Ministro das Finanças , o senhor não tem condições para continuar a ser ministros , faça um favor aos Portugueses e demita-se ...obrigado ''

R.A.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário