terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Um triste numero de Costa ...











Antonio Costa deixou hoje claro que não tem condições para governar .

O suposto acordo que sustenta a geringonça , já não serve de nada . Na verdade não serve de muito desde o tempo em que o mesmo Costa , optou por resolver o BANIF e passar a factura aos contribuintes , relembro que nessa altura Catarina Martins , disse no Parlamento que o acordo tinha terminado para o BE naquele dia . O que aconteceu depois , foi a tal cambalhota que BE tanto gosta de apregoar e que todos podemos assistir , com o bloco a aceitar que não se extinguisse a sobretaxa do IRS que por lei ficaria extinta este mês .

O que se passou hoje , foi política pura e tenho de mais uma vez tirar o meu chapéu a Assunção Cristas , quando alguns achavam previsível que ela passasse despercebida da discussão do momento , eis que resolve entrar com tudo e muito bem , fazendo aquilo que por ventura outros deviam ter feito , apanhando Costa numa mentira deslavada . Depois de iniciar o debate nem a CIP nem a UGT tinham assinado o acordo que previa a baixa da TSU e a consequente subida do salário mínimo Nacional . Costa tinha afirmado segundos antes que o acordo estava fechado e assinado , uma mentira que o mesmo não foi capaz de desmontar .

Na verdade , o numero de circo começou antes com Costa a anunciar um défice de 2,3% para 2016, só possível porque não acabou com a sobretaxa do IRS , não aumentou as reformas como prometera , não acelerou o investimento publico , não aliviou a austeridade , a única coisa que aumentou foi a divida publica . Ficaríamos esclarecidos se pelo menos a contenção nas contas publicas estivesse consolidada , não está , nem se prevê que venha a estar .

O PSD não fazendo parte da geringonça , tal como o CDS , não se sente obrigado a apoiar uma medida que já foi votada uma vez e sobre a qual se absteve , e portanto dizer que não podem votar contra a mesma medida em tempos diferentes , não se percebe , entedia se por ventura tivessem votado a favor , aí suscitaria algumas duvidas .

A minha questão depois de um dia ... cómico , em que o '' primeiro ministro '' foi enxovalhado  com. muita classe , mas que em nada resolve o problema inicial , a TSU não terá suporte legislativo se não passar no parlamento . O Presidente da Republica , vai outra vez assinar de cruz para proteger a sua melhor criação , desde o tempo em que se enfiou no Tejo , ou vai devolver a lei ao parlamento até que a geringonça encontre uma formula de aprovar isto , talvez ...aumentando o salário mínimo Nacional para os 600€, sem que para isso seja necessário negociar com os patrões !!?

As cenas dos próximos episodios prometem , mas não prometem grande coisa , Costa continua a fazer contas à moda do merceeiro Centeno , o BE continua a fazer a de conta que concorda com as contas de Costa , o PCP faz de conta que não percebe nada do que Costa anda a fazer e o próprio PS
deixa Costa à solta , numa gaiola de loucas onde ninguém quer saber se as contas batem certo ou não , enquanto o Presidente da Republica , tenta que Pedro Passos Coelho e Assunção Cristas se remetam ao silencio ensurdecedor que incomoda Marcelo pai da geringonça .

R.A.M.





2 comentários:

  1. GRANDE COMENTÁRIO, SEM PAPAS NA LÍNGUA, E ATÉ QUE ENFIM, VEJO ALGUÉM QUE TEM A MESMA OPINIÃO QUE EU.
    MARCELO O PAI DA GERINGONÇA...FOI O ARQUITETO .....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi Marcelo que tirou da Constituição da Republica esta solução , e portanto fará de tudo para a manter a funcionar . Quem paga somo nós .

      Eliminar