segunda-feira, 24 de julho de 2017

Podia ser uma carta aberta mas ... é só uma pergunta simples .






                                                  

Exmº. Senhor Presidente da Republica Portuguesa
Sr. Professor , Doutor Marcelo Rebelo de Sousa .

Excelência .

Venho por este meio em nome de milhares de Portugueses , relembra a Vª. Excª . que embora as noticias se transformem naquilo que possamos querer que elas sejam , a realidade dos factos mostra-nos aquilo que muitas vezes não queremos . Por isso permita-me Vª. Excª. um mero exercício de retórica , que mais não é do que a constatação de factos reais .

Este governo , pelo qual o senhor é responsável , uma vez que a ideia de que quem não vence eleições , pode formar governo saiu da sua própria boca , dando abrigo a uma lacuna constitucional , como muitas outras em que a nossa Constituição da Republica é fértil , começou logo que tomou posse , a sacrificar os Portugueses pagantes de impostos a pagar a liquidação do BANIF com custos para o erário publico , como de resto é do conhecimento do senhor Presidente . O mesmo governo , ao abrigo de um acordo que o senhor conhece muito bem , obrigou-se a devolver salários e pensões , que tinham sido cortados por quem ao abrigo de um resgate internacional a que o Partido Socialista obrigou o País , esses cortes como Vª. Excª muito bem sabe , foram feitos ao abrigo de uma nova carga fiscal que assolou os mais incautos , desagravando a austeridade para os funcionários públicos aplicando-a a quem por força das circunstancias trabalha no sector privado . Como se não bastasse decidiu este governo aumentar a o salário mínimo Nacional , forçando algumas empresas pequenas e medias a fazerem uma ginastica financeira sem precedentes , obrigando muitas delas a fechar ou a despedir funcionários .

Como o senhor Presidente muito bem sabe , tudo isto seriam factores colaterais à actividade normal da governação , não fosse o facto de o senhor ter sido responsável pelo ultimo orçamento de estado ou pela sua promulgação . Esse orçamento , na tentativa de controlar as contas publicas , tinha cortes substanciais em sectores vitais para o bom funcionamento de um Estado de direito , nomeadamente nas forças de segurança e muito em particular aos bombeiros a quem foram cortados 35% da verba em relação ao ano passado . Penso que está mais que provado que estes cortes cegos , tiveram consequências nefastas em Pedrógão Grande , em Castanheiro de Pêra , e mais recentemente em Góis, em Alijó , em Gavião   e em Castelo Branco . Dirme-à por ventura que a culpa não é do governo , posso dizer-lhe que de um governo que faz cortes desta natureza não se pode tentar ilibar de qualquer responsabilidade , até porque permita-me lembrar-lhe este governo recusou uma verba da UE para adquirir meios aéreos para combate a incêndios , obrigando-nos assim de cada vez que a situação de complica pedir auxílio aos vizinhos Espanhóis e Marroquinos ,que só nos envergonha .

Sabemos todos a importância que a sua presença teve em Pedrógão , eu que sou um crítico por natureza , tenho de fazer a devida vénia pela intervenção de Sua Excelência no teatro de operações, durante e depois do acontecido , tendo a noção de que apenas a sua presença é um sinal de que os afectados não estão sozinhos , têm todo o País com eles  na pessoa do Presidente da Republica , e quanto a isso , devemos todos reconhecer o mérito e o esforço que o Senhor Presidente tem feito .

Porém , a actuação deste governo no teatro de operações foi vergonhosa , a gestão que os responsáveis governamentais estão a fazer do caso mais grave das ultimas décadas ,é do mais deplorável que se possa imaginar . O tratamento dos bens quer financeiros quer materiais que via por via solidaria foram chegando a Pedrógão , continuam a ser amontoados e não distribuídos a quem tem necessidades básicas , porque tudo o que tinha perdeu-se naquele incêndio e portanto têm necessidades básicas que podem ser colmatadas porque os Portugueses uniram-se para isso e conseguiram . As questões que se levantam são pertinentes , e a maioria dos Portugueses não entende a razão de tanta demora . Como não entendem porque razão os números de mortos não batem certo , os feridos nunca se soube muito bem quantos eram ao certo , e numa situação destas curiosamente não houve um único desaparecido . Não façam dos Portugueses um bando de parvos . As verdadeiras razões para terem pedido contenção a toda a gente nos comentários sobre o que aconteceu , não tem nada a ver com o tirar vantagem política da situação , mas sim com a necessidade de apurar a verdade e só mesmo a verdade . Sei que V. Exc. quererá certamente o mesmo .

Como se não fosse bastante , este governo deixou que acontecesse por via dos cortes aplicados , desta vez no ministério da defesa Nacional , um roubo inédito de equipamento militar que serviu acima de tudo para nos envergonhar outra vez , numa base militar que supostamente seria de alta segurança , e já percebemos que não vai haver culpados , uma vez que os comandantes suspensos de funções já foram entretanto re-integrados , devo dizer-lhe senhor Presidente que isto é para o comum dos Portugueses o pior que nos poderia ter acontecido , demonstra a falência do sistema se é que ele existe para defender o território Nacional , as pessoas e os seus bens . Deixar que isto caia no esquecimento sem que sejam apuradas responsabilidades , é demasiado grave .

O ultimo ponto que queria trazer à sua consideração , está relacionado com outro ''roubo'' , o roubo que este governo apoiado pelo senhor Presidente , o perdão que este governo deu ao Fundo de Resolução Bancaria no valor de 630 milhões de € , que não vão ser pagos pelos bancos a quem foi emprestado o valor de 4 mil milhões de € para a liquidação do BES . Todos sabemos porque é que isto acontece . Este governo vai precisar dos bancos todos para se auto-financiar dentro de pouco tempo e se não houvesse este perdão de 630 milhões , dificilmente os bancos cederiam à solicitação do governo para compra de divida publica ... Não é assim senhor Presidente !!?

Sei bem que esta carta nunca terá resposta , nem deve o senhor Presidente perder o seu precioso tempo a ler esta singela missiva , porém fica a única questão que se me ocorre fazer nestas circunstancias . Acha o senhor Presidente que este governo ainda tem condições para governar depois dos recentes episódios !?

R.A.M.



Sem comentários:

Enviar um comentário