segunda-feira, 3 de julho de 2017

40 lança granadas , valem mais que 64 vidas .

Para quem fez tropa , é um pouco estranho o que se está a passar  ou ...então nem por isso !!
Lembro-me de um episódio dos meus tempos de tropa em volta de um roubo de gasóleo no quartel de Chaves , nessa altura as coisas resolviam-se entre muros mas a gravidade não era nada comparada com o mais recente episódio que nos humilha da forma mais embaraçosa .

Naquela altura era fácil percebermos que ou as coisas corriam bem , ou havia problemas , normalmente havia problemas que começaram logo nos primeiros dias , mas foram-se dissipando ,hoje não ...hoje a tropa é só para quem quer .

Na verdade , hoje ninguém vai à tropa , hoje fazem daquilo um emprego porque são pagos para estar lá , para servir o País ,porque é disso que se trata ...de servir a nação . E quando se serve a Nação com sentido de responsabilidade , coisas como as que aconteceram na Base de Tancos ,não podem acontecer . Antes de falarmos na falta de profissionalismo dos ''profissionais '' que zelam pela segurança dos equipamentos militares à guarda dos militares naquela base , falemos de um pequeno pormenor que pode muito bem ser por maior . Segundo o Ministro da guerra ,desculpem da ... Defesa, agora tenho alguma dificuldade em falar de defesa porque , se quem nos defende se deixa roubar , não se de que defesa se pode estar aqui a falar . Porém o senhor ministro afirmou a pés juntos que já havia uma verba alotada para repor a video vigilância na base de Tancos !!




Ora vejamos ... Os militares , os comandos , o batalhão de intervenção rápida , os pára-quedistas ,gente que era suposto zelar pela nossa segurança , como aquele ''batalhão '' de entendidos em protecção civil que ,confundem o rebentamento de botijas com quedas de aviões ... todos eles , resolveram que era bastante , fazer uma ronda em cada 24 horas por todo o perímetro da base , quando sabiam muito bem que o sistema de video vigilância não funcionava . Só num país de irresponsáveis , de gente que nunca fez a ponta de um corno para ganhar a vida é que se tomam decisões destas que colocam em risco a segurança Nacional .

Era comum no meu tempo , o sargento de dia passar ronda sem hora marcada pelas guaritas e aí do primeiro soldado que fosse encontrado a dormir . Não havendo nem abrigos a video vigilância era uma ajuda preciosa se funcionasse , não funcionando como era o caso , seria conveniente o reforço da vigilância humana , à moda antiga sem maquinas nem maquinetas para manter a salvo o armamento que agora permanece em parte incerta e mais conveniente seria atendendo à especificidade dos equipamentos ali depositados à guarda destes profissionais ,que a vigilância humana fosse 24 horas sobre 24 horas ...ou a tropa já não tem efectivos para isso !!? Mais curioso ainda é tentar perceber como é que se despejam dois paióis carregados de material de guerra sem que ninguém percebesse . É por isso que me lembro sempre do que ouvia na tropa ... '' a tropa manda desenrascar '' , ora se não havia a tal video vigilância , desenrascavam meia dúzia de homens , daqueles que passam lá os dias a coçar os tomates e mandavam-nos montra guarda aos paióis ... desenrascavam-se !!

Mais curioso ...mas curioso mesmo , não é o silencio do BE nem do PCP que se limitam a dizer ''É muito , muito , mas muito grave... '' e nada mais têm a dizer , já o ''primeiro ministro ... nada tem a dizer e para não ser obrigado a dizer alguma coisa , foi de ferias ... Enquanto o Presidente da Republica , diz que vai ser tudo muito bem apurado . Entretanto são exonerados 5 comandantes directamente envolvidos no caso ... muito curioso , não morreu ninguém e já rolaram 5 cabeças ,o que me leva a pensar que a vida das 64 pessoas é bem menos importante do que os milhões que foram roubados em material de guerra da base Tancos .

Sem comentários:

Enviar um comentário