terça-feira, 6 de junho de 2017
A EDP , a REN , a CP, a REFER e a ... pescadinha de rabo na boca .
Ao que parece descobriram agora para que serviu a EDP durante muitos anos , para quem não percebeu ...foi assim .
Depois do 25 de Abril , a EDP tonou-se numa plataforma giratória , gente que saía dos sucessivos governos ,e passava para a EDP como administradores , gestores , consultores , de todo o tipo de ...tacho que se possa imaginar . Tudo muito normal ,se durante muito tempo a EDP não tivesse sido uma empresa publica ,gerida com dinheiros públicos e portanto com custos para os bolsos dos Portugueses .
Entretanto ,a própria EDP foi crescendo tal como a sua divida gigantesca de quem ninguém fala , mas é bom que se lembrem que dar lucro , não quer dizer exactamente a mesma coisa que estar financeiramente estável . Os investimentos feitos nos últimos anos , aumentaram a divida da empresa de ano para ano, sem que nada de significativo fosse feito para baixar os níveis de endividamento , muito pelo contrario .O problema é mais estrutural do que o que possa parecer .
Porque é que a EDP cresceu tanto , mesmo sendo uma empresa publica !? Cresceu porque era necessário acomodar algumas clientelas dos sucessivos governos que foram passando ao longo dos últimos 40 anos , como a clientela foi crescendo, era necessário um '' esquema'' para que toda a enorme clientela se mantivesse feliz e disponível para financiar campanhas, homenagens , jantaradas , viagens de sonho, férias para uns e outros , pensões milionárias e outras benesses que os amigos dos tais governos foram somando .
Como a clientela cresceu , cresceu , cresceu , cresceu ... cresceu tanto que já não cabiam todos no edifício do Marquês e então encontraram uma solução pré-Mexia ,que foi criar uma empresa para se ocupar daquilo que fazia a EDP durante muitos anos, a distribuição de energia eléctrica criaram então uma espécie de saco azul da EDP a REN . O esquema de'' pescadinha de rabo na boca '' ... A EDP produz electricidade , que vende à distribuidora REN , que por sua vez cobra o transporte à EDP . Porque é que tem de ser assim... Têm de perguntar aos vários responsáveis que passaram pelos vários governos que permitiram que assim se tornasse .
Porém, há pormenores que se tornam por maiores , durante muitos anos tanto a REN como a EDP foram empresas publicas ,geridas por gestores públicos que saltavam entre a as duas empresas livremente ,sem que tivessem de ser questionados por isso . Geriram milhões do erários publico da forma que sabiam até à privatização de grande parte do capital das duas empresas . Os resultados são os que são , é muito fácil gerir um gigante se o dinheiro do accionista é interminável , se bem que um dia, todo o dinheiro possível para enterrar em empresas publicas ...acaba .
Se pensam que a EDP e a REN são casos únicos, estão enganados ... Há mais empresas publicas criadas para servirem os mesmos propósitos , tal como estas duas também a CP se viu na mesma contingência , e criou a REFER para gerir um património que até então era propriedade da CP, a REFER gere com os resultados conhecidos a estruturas usadas pela CP . O trabalho que até aqui era feito pelos técnicos da CP , passou a ser feito por outros técnicos, liderados por um Conselho de Administração distinto , com gestores pagos separadamente dos gestores da CP .
Está agora claro porque é que alguns políticos têm uma dificuldade acrescida quando são obrigados a privatizar empresas destas . Além de ser muito mais complicado controlar que lá trabalha , perdem uma vasta falange de apoio , estriba nos últimos 40 anos em sindicatos que mais não servem para esconder a tal '' pescadinha de rabo na boca '' .
Se Mexia se tivesse ''mexido'' de forma diferente ,não tinha agora que vir a publico explicar o que não se pode explicar com uma conferencia de imprensa que dura horas e no fim ,tudo espremido não se aproveita quase nada , ficou o ''sound bite '' NÃO ME DEMITO . Era o que mais faltava , Mexia tem que provar que é inocente tal como todos os outros administradores e para tal tem de manter-se em funções ... É mentira , não tem ... e se a acusação for seria , perceberá que não tem , eu lembro que num outro processo anterior a este o então presidente da REN foi afastado do cargo de forma pouco digna e portanto, uma vez mais se quiserem ser sérios , terão por ventura de o parecer pelo menos . Eu espero que Mexia e acólitos sejam o mais rapidamente possível suspensos de funções ,até porque o Estado Português ainda é accionista dessas duas empresas . Por outro lado, se não têm nada a esconder e se são assim tão isentos , porque não fazem o que qualquer gestor privado honesto, faria numa situação destas , pedem a demissão de imediato .
R.A.M.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário