quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Porque vão de greve os professores ...


Vamos ver se eu consigo fazer isto sem ...insultar ninguém !!

Se eu tivesse um funcionário que durante 10 anos , não fosse aumentado ... o problema podia até ser meu porque ... estava a ganhar pouco e não tinha rentabilidade para lhe pagar melhor , ou não ...podia ser da tal conjuntura global que não permite que se aumentem salários . Porém o funcionário seria promovido e mais cedo ou mais tarde , seria aumentado .

Se o mesmo funcionário ao fim de 16 anos a dar no duro, não visse a sua folha de salários alterada, provavelmente já não seria meu funcionário . A menos que eu me chamasse Mario Nogueira e fosse representante de um sector da nossa sociedade que é um dos pilares do seu salutar crescimento , a educação .

Vejamos então porque é que esta greve dos professores faz sentido :

Nos primeiros 10 anos, deviam subir de escalão 2 vezes , chegando ao 10 ano de serviço no 3º escalão , com um vencimento superior ao que auferem não subindo de escalão porque o que está a acontecer é que ao fim de 10 anos , continuam no 1º escalão .

A situação agrava-se quando percebem que ao fim de 16 anos, continuam no 1º escalão , quando deviam ter subido até ao 5º ,como o escalão não é actualizado o vencimento também não pode ser

Finalmente no 20º ano sobem ao 2º escalão e são aumentados ,20 anos para ter uma subida de escalão e um aumento de salário que depois de impostos não dá para uma jantarada , parece-me manifestamente pouco , mas não deixa de ser estranho , quando deviam estar a ganhar mais de 2000€  correspondentes ao 6º escalão , recebem o equivalente ao segundo escalão .

Depois disto têm de esperar mais 7 anos para subir ao 4º escalão já que o 3º desaparece , mas em condições normais deviam estar no 8º escalão

Com 30 anos de serviço ,sobem ao 5º escalão quando deviam estar no 9º e aos 35 anos de serviço chegam ao 8º escalão quando deviam estar no 10º

Como não permitido falar em cativações , agradecemos que já que o senhor ministro não pode explicar o inexplicável , que venha o senhor Mario Nogeira tentar explicar-nos como se fossemos uns putos ranhosos a quem ele nunca ensinou nada .




Sem comentários:

Enviar um comentário