Os que me conhecem , mais ou menos sabem porque é que não falo em terrorismo ... falei uma vez ou outra em Setembro ,porque achei que devia fazê-lo . Porém ... o que aconteceu ontem aqui ao lado, obriga-nos a fazer o paralelo entre aquilo que se tem dito por cá e o que acontece aqui ao lado .
Muitos dirão ...'' ah ...não se pode relacionar uma coisa com a outra '' , têm roda a razão, não pode e como não pode não confundam as coisas . Chamar terrorismo ao que se passa neste país em relação aos incêndios , não só é totalmente estúpido como pode ser perigoso para a segurança Nacional .
Um atentado terrorista acaba mais cedo ou mais tarde por ser reivindicado , ainda não vimos até este momento num grupo radical reivindicar qualquer incêndio em nome de uma ideologia qualquer e portanto o único terrorismo que eu posso desvendar aqui , é por ventura o terrorismo selvagem de quem anda a ganhar muito dinheiro com os incêndios em Portugal . O que torna o caso muito mais grave que o terrorismo convencional . Confundir isto , com os re-acendimentos sucessivos que acontecem porque os rescaldos dos fogos estão a ser feitos por alguma razão de uma forma leniente .
O que nos é dado a perceber ,é que a carga térmica no solo florestal é tal que pode o incêndio aparentar estar controlado , mas por baixo de uma manta que aparenta estar apagada pode lentamente e isto é fácil de demonstrar , continuar a arder , bastando uma pequena brisa para desviar as folhas que cobrem as que foram deixadas a arder para que o fogo de re-acenda ,por isso ainda que o fogo inicialmente tenha tido mão criminosa , os re-acendimentos podem muito bem estar acontecer por esta simples razão .
A questão pode não ser assim tão simples , com a quantidade de incidências que houve nos últimos 2 meses , é muito natural que antes de o meios no terreno , humanos e técnicos , possam dar o incêndio por extinto , tenham de se deslocar para outro local que já vai avançando . Se a tudo isto juntarmos gente no comando sem experiência suficiente para acudir a situações complicadas como as que temos assistido , a situação complica-se da forma que podemos ver por cá .
Por isso , não podemos confundir incompetência com terrorismo , porém ambos matam logo terão de ser apuradas responsabilidades em qualquer dos casos . Não brinquem com coisas serias .
Sem comentários:
Enviar um comentário