segunda-feira, 29 de julho de 2019

Para quem ainda não percebeu ...



Para quem ainda não percebeu!!

Se para alguns é estranho que o CDS opte por ter uma Presidente contra a corrente fundadora do partido, para outros como eu, não é de todo estranho. E vivo muito bem com isso, ao contrário de outros.

Assunção Cristas tem porventura em mãos, uma missão complexa que abraçou de corpo e alma, porque acreditou no projeto de crescimento para o CDS, que ela própria desenhou na sua cabeça e foi apresentado no congresso de Março de 2016 parcialmente.

Quando em 2007, foram introduzidas a correntes de opinião nos estatutos do CDS, por iniciativa do Dr. Paulo Portas, no “exilio” temporário a que se remeteu com toda a legitimidade depois de anos ao serviço do país, eu votei contra em sede de Conselho Nacional, por considerar que não fazia qualquer sentido estar a dividir o partido, em células micro partidárias, que poderiam criar fraturas graves na coesão do CDS. Essa coesão só coloca em causa, porque os responsáveis pelas ditas correntes de opinião, não são responsáveis, antes pelo contrário, são irresponsáveis. E são irresponsáveis ao ponto de trazerem a publico as suas diferenças de opinião, da forma mais descuidada, menos rigorosa se quiserem. 

Uma das correntes, na semana que agora acaba, desferiu mais um ataque desnecessário à direção do CDS, ainda por causa das listas de candidatos a deputados. Essas listas como todos sabemos, foram sempre no passado, como no presente e por 
ventura no futuro, fonte de discórdia entre que escolhe e quem não é escolhido, mas gostava de ter sido. A ultima coisa que um candidato a deputado, escolhido pelas bases ou pela Presidente do CDS precisa, é de ver instalada à sua volta uma onda de indignação, por esta ou aquela razão, porque nasceram nos locais onde são cabeças de listas ou não, porque o presidente da concelhia, não é do mesmo clube, ou porque o chá que deviam ter tomado em pequenos, não saiu da saqueta, e devo dizer que a falta de chá, de alguns elementos que vagueiam por aí, incomoda porque não sabem que o ruido que tanto gostam de fazer, prejudica de sobremaneira a estabilidade do partido. Nem a TEM, nem o CDS XXI têm qualquer legitimidade, para escolher candidatos, definir a linha programática do partido, nomear ou sequer escolher, representantes do CDS, mas têm a obrigação estatutária de promover, a união e estabilidade do partido ao abrigo do artigo VI dos estatutos do CDS. 

Desde o primeiro dia, que apoio Assunção Cristas, porque acredito que está no caminho certo, e não me venham agora dizer que o resultado das Europeias foi uma desgraça, já falamos sobre isso e não foi de todo, e não me venham dizer por antecipação que o resultado nas legislativas  condiciona, o mandato da Presidente do CDS, só assim será se quisermos, se cada um de nós resolver, criticar a Assunção Cristas por causa do que ela diz, das suas opiniões ou das suas opções. Eu também não concordo com tudo o que ela diz, e não venho a publico queixar-me de “delito de opinião”, só porque duas cabeças diferentes não pensam da mesma forma. O CDS precisa de crescer, e para crescer tem de abrir os portões da tolerância, não quer dizer que aceitamos as diferenças que nos separam da esquerda, mas que com o mesmo sentido de responsabilidade, que defendemos a democracia Cristã, e um bom Cristão entende perfeitamente, o que são as diferenças que nos separam de outros, mas sim que aceitamos que essas diferenças existam mesmo dentro do CDS. Enquanto não percebermos que essas diferenças têm e devem ser aceites, dentro do partido, enquanto não formos suficientemente crescidos para aceitar, que há Democrata Cristãos que não pensam como nós, não têm as mesmas preferências, que pensam vivem a sua vida que só a eles diz respeito, da forma que acham mais conveniente para eles, como nós vivemos a nossa... enquanto, não metermos na cabeça, que o CDS é o partido de todos e para todos, não crescemos, não crescemos e corremos o risco de perder eleitorado e é por isso, que Assunção Cristas pode mudar, de penteado, pode mudar de maquilhagem, deve mudar de guarda roupa, mas nunca deve mudar de estilo, nem de forma de estar na política, não pode, nem deve baixar a guarda muito menos numa altura destas. 

A forma como Assunção faz política, mostrou a muita gente a coragem, a determinação, a frontalidade e a firmeza que uma líder partidária deve ter, mudar essa forma de estar no fim de uma legislatura marcada por essa diferença, não me parece a estratégia correta, mas a opção por mudar de estilo é culpa de uma D. Mariana  qualquer, a questão é que a D. Mariana, não é o CDS, não representa o CDS e nem sequer sabemos se é filiada no CDS, portanto a opinião da D. Mariana  é apenas e só uma opinião, mudar de estratégia por causa de uma e apenas uma opinião, não me parece razoável. Se queremos um CDS coeso, comecemos por aqui, coesão na forma de estarmos na política, na forma de nos envolvermos com o povo, na forma de estamos onde é preciso estar, na forma como olhamos para fora do partido, não por causa da D. Mariana, mas porque há a D. Francisca, a D. Isaura, a D. Isabel, a D. Maria , o Sr. Francisco, o Sr. Manuel, o Sr. José ... todos os outros, que não concordam com a D. Mariana, como eu e muitos de nós, que queremos a Presidente do partido, a ser Presidente do partido, que queremos Assunção Cristas, a ser a Assunção Cristas, que foi ao Prós e Contras, e convenceu Paulo Portas e a mim, e eu não sou politicamente fácil de convencer. É com esta Assunção que queremos contar, até às eleições, é com esta Assunção que queremos contar no dia 7 de Outubro, seja qual for o resultado das eleições, é com esta Assunção que queremos contar em Março, no próximo congresso do CDS, para reforçar a sua liderança, é com esta Assunção que queremos fazer o CDS maior e mais forte .

 R.A.M.

1 comentário:

  1. CDS em crescimento é e será a Visão dos democratas cristãos liderados por Assunção Cristas.Fernando Pessoa declama “Porque eu sou do tamanho do que vejo. E não do tamanho da minha altura” (Alberto Caeiro, em O Guardador do Rebanho).Assunção Cristas é assim...com ambição responsável (na minha opinião de anónimo cidadão, que participa). Assunção tem a grandeza de tomar decisões, no instante certo, com a legitimidade dada pelos militantes no seguimento da Sua moção (dos 3M) aprovada quando assumiu a liderança do CDS.
    No próximo mês de Março de 2020 haverá novo Congresso e o CDS, como partido democrático, poderá vir a ter vários candidatos à liderança, que apresentarão as suas propostas estratégicas, como democratas cristãos das tendências internas de opinião...o que prova a grandeza democrática do CDS e de Assunção Cristas.Os votos serão, ENTÃO, contados e os militantes aceitarão o resultado.
    ... Concordo que O CDS precisa de crescer, e para crescer tem de abrir os portões da tolerância, mas, com o mesmo sentido de responsabilidade, que TODOS defendemos a Democracia Cristã, um bom Cristão entende o que são as diferenças que nos separam de outros, mas, sabendo que há muito mais que nos une.
    Enquanto não houver a percepção de TODOS, que essas diferenças têm e devem ser aceites, dentro do partido,como já é aceite pela Nossa Assunção, que há Democrata Cristãos que não pensam como nós, mas não têm as mesmas preferências, que pensam vivem a sua vida que só a eles diz respeito...será mais dificil e lento... o crescimento do CDS.
    Concordo que enquanto todos não metermos na cabeça, que o CDS é o partido de todos e para todos, da geração SEM IDADES, com os princípios e valores democrata-cristãos, no Eixo da Roda, será...mais dificil cresceremos, e é por isso que concordo que Assunção Cristas, até Março de 2020 pode mudar de penteado, pode mudar de guarda roupa, mas nunca deve mudar de estilo, nem de forma de estar na política, até porque tudo o que referi lhe fica bem e a caracteriza como lider com provas dadas pelo excelente resultado nas eleições autarquicas, que alguns (poucochinos) teimam em tentar esquecer...!!!!��.

    ResponderEliminar