sábado, 2 de junho de 2018

Um To com vista para as estrela !!








Vão-me perdoar os que pensam que eu ataco o Presidente da República só porque sim... Não é verdade, nem eu ataco o Presidente da República, nem é sem razão nenhuma que critico Marcelo, quando tenho de criticar ...ao contrario de outros, que lhe dizem uma coisa na frente e outra nas costas ... Não faz muito o meu género .

Mas desta vez, ...vou de novo puxar o lustro à minha indignação . O senhor Presidente anda, desde que foi eleito, a mostrar ao país o seu empenho em estar muito envolvido como os SEM ABRIGO. Eu admiro muito quem faz caridade, mas admiro muito mais, quem faz caridade sem anunciar, ou sem levar as televisões atrás de si . Agora ...digam-me lá, além de Marcelo andar a mostrar a " sopa dos pobres", sempre que lhe dá na real gana... fez o quê para resolver o problema !!?

Sei que vai aparecer muita gente a dizer que, o problema não se resolve por decreto, e o PR não pode decretar o fim dos SEM ABRIGO . Pois sim...pode até ser verdade, mas se está realmente empenhado na causa, o que é que já fez !!!? Eu digo-vos o que fez, respondeu desta forma a alguém (jornalista ) que lhe fez a pergunta, passo a citar " ... o problema não se resolve, porque os preço das casas na baixa de Lisboa ...é elevado ..." . Eu juro que, fiquei sem palavras ...vamos lá por partes, e o problema é para Lisboa como para o Porto, não se pense que o problema é exclusivo de Lisboa .

Querer relacionar, o problema dos SEM ABRIGO, com o preço elevado das casas é no mínimo estranho. Eu não sei se o PR, tinha em mente re-alojar toda esta gente, na baixa de Lisboa ou na baixa do Porto, mas se é assim, devo lembrar-lhe que muitas outras soluções que não seja as baixas das grandes cidades. Basta a boa vontade dos poderes instalados e problema resolve-se ou parte dele, porque há uma boa parte que não quer sair das ruas, e isso é um problema com o qual vamos ter de viver.

Esta semana tive oportunidade de ver (in loco), o trabalho de uma das instituições privadas que fazem o apoio nocturno aos SE; ABRIGO no Porto, aqui bem perto de casa . E eu gostava de que alguém responsável tivesse pelo menos o discernimento de apoiar essas instituições, que no limite arriscam a própria vida para ajudar quem precisa . Como não levam as televisões atrás, nem há nenhum Presidente, com um colete florescente dentro de uma carrinha em plena avenida a distribuir comida, tudo isto passa ao lado.

A verdade é que, esta cena, nem se passou na baixa da cidade, as instituições sabem onde e como fazer o seu trabalho, e é por isso que eu sou obrigado a chamar à atenção não do senhor Presidente que anda entretido com a pseudo-caridade mediática, típica de Lisboa, mas dos responsáveis do resto do país, porque os problemas são reais .

Hà muito anos atrás, andava eu envolvido numa dessas acções, e a minha ingenuidade, fruto da idade tenra, levou-me a fazer a pergunta estúpida que ,um miúdo de 15 ou 16 anos fazia a si próprio e perguntei a alguém que vivia na rua ... " Onde é que moras ?", na altura a resposta foi o mais contundente possível, ele respondeu-me "... moro neste T0, com vista para as estrelas ...", a foto não é dessa altura, mas o T0 é o mesmo .

R.A.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário