quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Todas as vidas importam " All lives matter "







 Vamos fazer uma coisa simples ... talvez o post mais racista que se possa escrever sem ... insultar pretos nem brancos, mas que nos vai ajudar a perceber, porque é que todas as vidas importam com " All lives matter ". 

Vejamos... os apreciadores de café, gostam do café, preto, forte,  quente... sem açúcar em chávenas largas ou estreitas, dependendo da intensidade do lote, de manhã bem cedo.

Os apreciadores de leite, gostam dele  frio, bem branco, encorpado, sem açúcar em copo de vidro transparente, a noite antes de ir pra cama . 

Gostos distintos, preferencias distintas, soluções distintas .

Agora reparem no que acontece com o comum dos mortais: 

Acordam de manhã e o que fazem a seguir, misturam o café com o leite... juntam açúcar e mexem para ficar tudo bem... castanho. Claro que os apreciadores de leite, misturam o leite com o café .... e juntam açúcar, e mexem para terem o mesmo resultado que se obtém quando se  mistura o café com o leite. Porém, se fizermos a pergunta, " Preferes leite ou café, ... café ou leite ?" Seguramente ninguém responde " Os dois". Ou respondem leite, ou respondem café. 

No entanto, há aqueles que preferem o café de manhã bem cedo, sem açúcar, simples , preto, ... numa caneca grande, sem misturas, mas que não têm problemas em tomar um copo de leite, fresco, sem açúcar, num copo transparente, sem café antes de ir dormir.

Agora, vejam bem o que acontece quando, alguém que gosta do seu café ... escuro, sem açúcar, numa caneca grande, logo de manhã, e alguém ao nosso lado, prefere um copo de leite ... branco, num copo transparente. É aquela reação de... " ahhh tinhas mesmo de acordar a mesma hora que eu !!!? " ou então... tipo "... mas que mal fiz eu para levar como o teu ... copinho de leite pela manhã...", e pior ... quando ela descobre que não tomas leite de todo, pela manhã e fica escandalizada e começa um discurso tipo " ... não sei como é que é possível, alguém não gostar de leite...!!!" e eu sem saber muito bem porque é que tenho de lhe responder ... vou respondendo " ...ah sabes, não é que não goste, então... quem não gosta de um copinho de leite .... branco, fresco ... cheio de antibióticos, que dão as vacas para não adoecerem, e de ração feita de farinha proveniente dos ossos de outros animais... as vezes vacas ... que não tiveram as mesma sorte ... " e é neste momento que percebes que o teu discurso está a ser absorvido de forma contundente . A pessoa que estava com o copo de leite na mão, olha para ti de alto a baixo, e desata a correr para a casa de banho .... vomitando o leite que ingeriu nos últimos 3 meses.

Com o café, não acontece isto, um apreciador de café, daqueles que toma o café sem açúcar, podem-lhe contar as histórias mais macabras sobre as colheitas de café, feitas por escravos acorrentados uns aos outros, debaixo de chibatadas consecutivas, que ele não vai deixar de tomar o café e sabores-lo com mais apreço ainda, depois de perceber que morreu gente para ele hoje, poder ter o seu café, escuro, sem açúcar, numa caneca branca... e aí do desgraçado que interromper o momento em que ele leva a chávenas à boca e imagina um escravo a ser castigado porque deixou cair meia dúzia de grãos de café no chão. 

A verdade meus amigos, é que eu não tenho conhecimento de que tenha morrido alguém a tentar salvar uma vaca de levar uma sova, porque não produziu 10 litros de leite naquele dia, a historia não foi assim tão generosa connosco, e por isso... por muito que nos achemos no direito de dizer que TODAS AS VIDAS IMPORTAM, não podemos por as nossas vidas ao mesmo nível da vida de uma vaca, por muito que eu goste de vacas, salvo seja... quando digo gostar de vacas, é mesmo vitela,  Mirandesa de preferencia, para que não me acusem de .... qualquer coisa, e por isso quem diz uma vaca, diz uma cadela... uma cabra ... animais no geral. Não podemos, não porque não gostamos de animais, mas porque cada um tem uma função específica neste mundo, que não pode ser substituída, se uma vaca é criada para dar leite e carne, a nossa função é receber graciosamente, o leite e a carta que a vaca nos fornece, bem como a cabra, a ovelha, etc etc etc. 

Por isso, quando pensarem em substituir os vossos filhos, os vossos amigos, os vossos colegas, por um gato, um coelho, um cão ....uma vaca, lembrem-se que nenhum deles pode sentir o que vocês sentem, nenhum deles vos leva o café ou o leite à cama se ficarem doentes, mas todos eles estão lá, quando e enquanto lhes derem de comer.

O final obviamente foi editado, porque ... o texto está ... pronto, razoável ... e não merece ser estragado com coisas do género " ... estou farto de escrever merdas bonitas, portanto vou pedir a preta que me tire um galão ..." 

R.A.M. 

Sem comentários:

Enviar um comentário