Francisco Rodrigues do Santos, foi eleito em final de Janeiro. Durante o mês de Fevereiro, andou todo o mês a arrumar a casa, se assim se pode dizer ... nos primeiros 15 dias de Março, andou a ... re-decorar a casa, mudar as cortinas, polir o chão ... trocar algumas peças de mobília... coisas simples ... nos meados de Março, Francisco resolveu entrar em quarentena como a maioria dos Portugueses que foram obrigados a faze-lo, e assim ficou por mais de 2 meses.
Sabemos bem que pelo meio, apareceu num programa de televisão de cariz duvidoso, numa revista cor de rosa, em entrevista de avental, e mesmo enquanto confinado, foi ao podcast do gato político, fazer figuras tristes, das quais demos conta na altura... E basicamente foi isto que aconteceu, desde que FRS foi entregue aos destinos do CDS.
Enquanto confinado, as intenções de voto dos Portugueses foram baixando dos 4,4%, até ao que representam hoje, e não vamos discutir de quem é a culpa, porque se descaradamente, após as últimas legislativas, ninguém teve dúvidas de quem era responsável pelos resultados eleitorais, não podemos hoje em abono da verdade, responsabilizar alguém que não o presidente do partido, pela falta de confiança que durante os últimos meses transmitiu aos Portugueses, e que se reflectem, não só nas sondagens , mas nos resultados das eleições regionais dos Açores.
Correndo o risco de ser repetitivo, convém hoje lembrar que FRS foi eleito com os votos de outros 4 aspirantes a líderes do partido, que cederam os votos a favor da moção que só se sagrou vencedora, porque contou com esses votos todos juntos, representados como muito bem se lembram por, Abel Matos Santos, que semanas depois entrou em colisão com o líder eleito e abandonou a direção, Pedro Borges de Lemos, que acabou por se auto-excluir do CDS e assinar pelo Chega... já agradecemos ao Chega por isso,... Carlos Meira, quem não se lembra do moço dos baldes de lixívia que queria desinfectar o Caldas de uma ponta a outra, mas depois do congresso deve ter ficado entretido a tratar das mamites de alguma vaca, porque entre o congresso e a sua desvinculação, não se falou mais nele, nem se viu mais, resta-nos o resistente Filpe Lobo D'Avila, que embora tenha resistido até hoje, tem sido ofuscado por uma liderança sem brilho, sem brio, sem bom senso, sem o menor respeito please bases, pelas estruturas locais eleitas, rectificadas pelos orgãos próprios do partido, só porque não estiveram do lado do FRS no congresso, não servem para fazerem o que sempre fizeram, durante anos e anos, em nome do CDS, muitos deles representando o partido, independentemente de concordarem ou não com a direção escolhida .
As oposições internas não têm necessariamente de sem inimigas declaradas da direção do partido, mas podem exercer os legítimos direitos e criticar ou no limite corrigir a direção de um partido, que ainda por cima, nos tempos que correm é gerido por uma casta sem experiência que apenas quer acabar com o CDS e a custa disco, implantar um tal de Partido Popular, custe o que custar. Esta direção já mostrou o desapego total, pela história do CDS, pelo que representa na sociedade Portuguesa, pela importância que teve na solidificação da democracia Portuguesa, e com isso nenhum de nós Democrata Cristãos pode ser conivente, com esta vergonha. Quando em Janeiro eu avisei das intenções desta gente em acabar com o CDS, fui severamente insultado, pois bem, como ninguém quis saber do que estava a acontecer na realidade, não quero um pedido de desculpas, mas quero que os orgãos do partido tirem as conclusões que devem tirar numa situação destas, ou então que digam de uma vez por todas ao que vieram.
Porém... hoje é dia de eleições regionais, e se alguns arautos do Caldas, se mostraram incomodados por termos criticado e pedido a demissão do presidente do partido, sem que este fosse a eleições, pois bem... já foi a eleições e tudo o que for eleger menos de 5 deputados, é uma derrota do CDS, e sendo uma derrota tem de ter um responsável directo e vários indirectos. Se forem homenzinhos, esta noite tiram as devidas conclusões e amanhã de manhã quando acordarmos, estamos todos mais felizes, o CDS merece e vai ter melhor do que conseguiu no ultimo congresso, basta cada um de nós assumir as suas próprias responsabilidades e todos juntos, seremos o que sempre fomos, sem vergonha de assumir-mos que somos de direita, que somos Democrata Cristãos e que somos capazes de fazer mais e melhor que qualquer outro partido. Para isso, é preciso , um líder capaz de se assumir como tal, desde o primeiro dia .
Como se não bastasse, os mesmos arautos avançaram esta semana com um ideia no mínimo estúpida, sugeriram que a Deputada Cecília Meireles, um dos maiores activos do partido, uma das mais brilhantes que passaram naquela bancada, renunciasse ao cargo para que foi eleita pelo ciclo do Porto, para assim o segundo da lista pelo Porto, leia-se ... Francisco Rodrigues dos Santos, pudesse ter maior exposição, do que a que tem actualmente... Se isto não é do pior, que já ouvimos e lemos, no que ao CDS diz respeito, o simples facto de o presidente do partido aceitar esta situação, seria no mínimo vergonhoso. O CDS só elegeu uma deputada pelo Porto, porque o segundo da lista, ninguém sabia quem era, se soubessem tin ham votado nele... ah espera!! Se calhar sabiam, e não votaram nele por isso mesmo, o que explica muita coisa!!
R.A.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário