quinta-feira, 15 de novembro de 2018

O banho de ética do PSD, está para o país , como o chouriço de ossos para os transmontanos !!









Já vos falei algumas vezes do..." enlheiramento" do PSD, não porque Rui Rio, esse afluente sem foz, passar o tempo a encher chouriços, mas por se ter colado a um sector ...entrevado algures entre as profundezas do rio Tua ...lá está, este com rio tem varios afluentes , e um gigantesco monte de ...areia, que perturba a visão dos mais astutos . Seria necessária uma password se segurança reforçada para chegar à conclusão , de que o assunto hoje, não são alheiras ...nem a falta de ética de alguns sectores do PSD...  hoje o enchido é mesmo outro, porque tem a ver com a ética .

Por isso, a comparação que se faz entre a ...ética do PSD e o famoso enchido transmontano , conhecido como o chouriço de ossos ou o botêlo . Passo a explicar... O fumeiro transmonstano é feito com carne de qualidade superior , de porcos criados ao ar livre, com alimentação natural, o que confere à sua carne um sabor caracteristico . Depois de morto, o porco é pendurado durante a noite, para ficar rijo, e no dia seguinte se poder cortar melhor, ajudados pelo frio das noites transmontanas, o porco fica no ponto em que se pode cortar. De seguida, as carnes são colocadas em surça , ou adobo para os mais esquesitos, onde permanecem por 3 ou 4 dias conforme o gosto dos donos do porco, nessa surça incluis-se o cachaço e o rabo do porco, que são os ultimos a serem usados, só depois das chouriças e dos salpicões cheios é que, os ossos do cahacço e do rabo, são usados para encher os botêlos . Depois de cheios, os botêlos permancem em cura de fumo, até perto volta do carnaval. Por essa altura, os transmontanos, sentam-se à mesa e deliciam-se com um repasto, começando pela operação delicada, de abrir a pele do chouriço de ossos e sentir o cheiro. A carne junto ao osso é sempre mais saborosa, mesmo em bifes de priemira e por isso, o botêlo não é excepeção, Acompanha normalmente com cascas,  batata cozida e couve , as cascas são feijão gradado seco ...para quem não sabe .

A ética nos partidos politicos, e nomeadamente no PSD, também é assim ... é parte dos estatutos, desde sempre, tal como o cachaço e o rabo do porco, fica de surça até que os lideres partidários entendam pegar nela e fazer uma bandeira, que pode ser a sua propria marca , tal como o botêlo é uma marca de tras os montes , e depois alimentam-se dela por alturas do carnaval , sendo que o carnaval na politica Portuguesa é todos os dias , e não é exclusivo do PSD ou de outro partido qualquer .

A unica diferença entre a ética e o botêlo, é que a ética não fica perto do osso, e portanto o sabor de um chouriço de ética só pode ser degustado, por alguns polítcios conhecedores de passwords de acesso , e não é a mesma coisa ... claro que não!! Os chourilos de ética, são usados por lideres fracos, sem ideias concretas e com a mania de que são sérios, e estão rodeados de pessoas sérias . Tão sérias como o Dr. Silvano ou ...a Drª Elina Fraga . Disse várias vezes e repito, não tenho pessoal contra nenhum deles, nem posso condena-los por ser ...éticamente reprovavél partilhar passwords . Há coisas piores, muito piores ... o probelma é que Rui Rio, pegou na bandeira da ética, porque não tinha mais nenhuma à mão, e queria marcar a diferença entre os .... acólitos da ética social democrata , seja lá isso o chouriço que lhe souber melhor, a alheira ou o botêlo .

E pornto , correndo o risco de ser acusado de misturar a gastronomia com a política, ou coisas piores ... fica aqui o registo . Para ser pessoal ou parcial , teria de ter a password do dr. Silvano ou da drª Emília  Cerqueira ... ou qualquer um outro, que resolvesse partilhar a senha de acesso , pessoal e intransmissível . Mas é de chouriços que estamos a falar ...

R.A.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário