segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Cronologia de um concelho condenado ambientalmente condenado . Um dia vão morrer todos !


Se não fosse tão trágico, seria no mínimo curioso ou cómico se quisermos levar a coisa mais ligeiramente.

Aviso já para a ... forma gráfica como as imagens demonstram o sucedido numa ETAR, obviamente sem manutenção, sem os cuidados necessários para que situações destas não aconteçam . 

Os links abaixo, demonstram os momentos desde 2017 em que o concelho foi fustigado por ataques ambientais. A própria cronologia mostra-nos que o interesse político de alguns intervenientes, coincide com momentos políticos de alguma importância para o próprio concelho. 

A verdade, é que em defesa do concelho não vejo ninguém fazer muito para que este tipo de situações acabe de uma vez por todas. Não havendo consequências efectivas, na pratica ficamos na mesma, quem prevarica sai imune, quem sofre, vai ter problemas de saude alguns deles graves sem que ninguém seja responsável. 

Não façam nada, um dia vão morrer todos . 


 https://ruialexandremoreira.blogspot.com/2017/04/mirandela-um-senhora-muito-assenhorada.html


https://ruialexandremoreira.blogspot.com/2017/04/continuam-os-atentados-ambientais-em.html


https://ruialexandremoreira.blogspot.com/2017/05/lembram-se-da-senhora-bem-assenhorada.html


https://ruialexandremoreira.blogspot.com/2017/07/porque-morrem-os-peixes-no-rio-tua.html


https://ruialexandremoreira.blogspot.com/2017/09/novo-crime-ambiental-em-mirandela-em.html


terça-feira, 12 de agosto de 2025

Um distrito! Um partido! Um rosto!


 Um distrito! Um partido! Um rosto! 

O CDS-PP teve no distrito de Bragança, vários momentos grandes, várias pessoas dignas de usarem o nome as siglas do partido. Depois veio Manuel Monteiro, e Paulo Portas... e com eles uma infestação de laranjas podres. 

O conhecido projeto Mirandela, desenhado para destruir o CDS por dentro, mostra agora, como é que alguém sem escrúpulos, sem princípios sem dignidade, força uma coligação em Mirandela à boleia de uma coligação Nacional, deita por terra, de uma vez por todas, a possibilidade de o CDS-PP recuperar a câmara de Mirandela. 

Ainda mais grave, e como se não bastasse, em Bragança perante a passividade do CDS-PP e a demora em se mexerem para fazerem listas e mais uma vez sem Comissão Política Distrital eleita, vejo com tristeza aquela que foi líder da JP em Bragança com responsabilidades a nível Nacional, Conselheira Nacional do CDS-PP, com quem tive o privilégio de trabalhar em vários conselhos Nacionais alguns deles de muito má memória, assessora do grupo parlamentar,  com um invejável currículo no CDS-PP desde que nasceu praticamente, emergir agora, num lugar elegível na lista do PSD por Bragança. É com profunda tristeza, mas com a enorme certeza de que o PSD conseguiu, resgatar um dos nossos melhores ativos, que abandonou o partido não por vontade própria, mas porque as circunstâncias assim o ditaram. 

Por isso, e na convicção de que a Ana Soares, desempenhará as funções para que for eleita, com o mesmo profissionalismo, a mesma dedicação e a mesma garra, que o fez ao serviço do CDS-PP, se o PSD ganhar as eleições em Outubro, desejo-lhe a melhor das sortes.

Ao CDS-PP no distrito de Bragança, continuem a assobiar para o lado, continuem a fazer de conta que não se passa nada, que não precisam de Comissão Política Distrital, que sobrevivem da boa vontade de uns e de outros. Seremos cada vez menos, mas seremos aqueles que quiserem combater aqueles que se querem aproveitar de nós. 

 

Rui Alexandre Moreira. 

12 de Agosto de 2025