Caro Senhor Presidente do CDS -PP,
Dr. Francisco Rodrigues Dos Santos.
Porto-09-08-2020
Li atentamente o seu post de ontem, sobre o que anda a fazer nas ruas, por todo o país. Nada me deixaria mais feliz, não fosse o paragrafo seguinte.
Uma vez que a minha liberdade de expressão, é uma afronta aos seus olhos e de mais alguns na sede do CDS, tomei a decisão de fazer esta lavra, para lembrar a vossa excelência, que as tricas internas dentro do CDS, existem há 46 anos e não é agora que vamos mudar o nosso ADN, o CDS nasceu em democracia e em democracia vai continuar, ainda que seja vontade de muitos, acabar com ele.
Acreditando no que fez sair ontem, presumo que tenha percebido que a entrevista anterior não resultou, o andar na rua sem convicção não ajuda nada mesmo, e fazer passar a ideia de que o CDS não precisa de tricas internas é ainda mais perigoso. Se queria um passeio pela política, devia ter cumprido o seu mandato na JP.
Porém, deixar implícito que é preciso acabar com o CDS e criar um partido Popular novo, revela uma enorme falta de consideração por quem lutou por aquilo que é hoje o CDS, pela nossa carta de princípios pelos nossos estatutos. Por isso tenho uma pergunta. Se este partido tal como é, com as nossas incongruências, que sim, são parte do nosso ADN, porque é que está aí? Porque é que quis assumir para si, que o CDS era o partido certo para servir o país, e agora diz que precisa de um novo Partido Popular!? São as suas palavras, não as minhas.
Como as minhas perguntas, não vão ter resposta nenhuma, sugiro-lhe uma coisa simples. Refaça o seu post, com alguma humildade, a mesma humildade necessária a quem assume um erro, e faz tudo para o corrigir.
Se amanhã aparecer mais alguém, a sugerir que se retrate do que escreveu ontem, peço-lhe humildemente que medite sobre o que anda a (des)fazer ao partido, o tal partido de que o senhor é o principal responsável, e que mal ou bem, entregou os destinos de quem sempre deu tudo ao CDS, nas suas mãos que como sabe melhor que ninguém precisam de todos, e isso nunca terá porque as suas atitudes, levam cada vez mais filiados a baterem com a porta.
Está, portanto, nas suas mãos. Está nas suas mãos, fazer do CDS um grande partido com base nas nossas convicções políticas, está nas suas mãos, ser convincente quanto baste para conseguir resultados eleitorais, dignos de um CDS que se orgulha de ter entre si os melhores quadros, os autarcas mais competentes, os deputados Nacionais mais bem preparados. Nada disto servirá o país que os elegeu, se quisermos mudar a nossa essência, se renunciarmos ao nosso ADN, se negarmos as nossas origens.
Certo de que esta merecerá a melhor atenção de vossa excelência.
Com os melhores cumprimentos.
Rui Alexandre Moreira. Filiado n.041100019