Mensagem de Natal.
O ano que está prestes a terminar, foi para mim rico em surpresas, umas mais agradáveis que outras, mas acima de tudo, foi o ano em que senti o reconhecimento de algum do trabalho feito nos últimos 30 anos de vida. Não estava nada a espera de tal reconhecimento e muito menos imaginava o que daí poderia surgir.
Por isso hoje resta-me agradecer aos que acreditaram em mim, aos acreditaram num projeto que à partida e contra todas as recomendações estava condenado ao fracasso, e que com a experiência acumulada e com alguma dose de atrevimento, conseguimos levar a cabo. Durante os anos passados a desenvolver projetos, nunca imaginei que fosse possível chegar tão longe, e sentir o reconhecimento de ter chegado tão longe, e acima de tudo, ver as pessoas que acreditaram neste projeto, felizes por fazerem parte dele, nada disto seria possível sem essas almas que acreditaram no impossível, que hoje tornamos possível.
A mensagem que gostava de partilhar com todos este Natal, é essa mesma “... acreditem sempre que é possível fazer mais e melhor, mesmo quando aos nossos olhos tudo parece impossível, se dentro de nós sentimos que é possível, é porque não devemos desistir nunca dos nossos objetivos, é por isso que a palavra desistir, foi há muito excluída do meu vocabulário. E sim, aplica-se a quase tudo.
A vida é de facto um conto de Natal, em que somos surpreendidos por nós próprios, todos os dias somo o Pai Natal, que desce pela chaminé abaixo e nos presenteia com mais um dia de aventuras, viver é uma aventura, principalmente para quem vive intensamente todos os dias como se fossem o último. Vivam todos os dias como se fossem o último, e tenham um Natal todos os dias.
Sei que muitos de nós estamos preocupados com a guerra na Ucrânia e as suas consequências, com o aumento do custo de vida, com o poder ir de férias, no próximo verão ou não, com o ter dinheiro para o colégio das crianças ou com o pagar as horas da empregada, a prestação da casa ou do carro, mas não vi ninguém preocupado com as contas vizinho da frente, em saber se ele pode ou não pagar as próprias contas, ou se precisa de ajuda, se pode ou não manter o estilo de vida a que estava habituado ou tem de dispensar a empregada e o tempo que passava com a mulher ao fim da tarde na varanda e beber copos, deixa de existir porque ele tem de fazer horas extra e ela tem de fazer o trabalho da empregada, são estas coisas com que ninguém se preocupa que fazem do nosso Natal, um Natal melhor ou pior, e é por isso que esta mensagem serve apenas para aqueles que levam o Natal a sério... todos os dias.
Um santo e feliz Natal, para aqueles que conseguirem.
Um abraço para os que se estão a cagar porque vão precisar, mais cedo ou mais tarde. Os outros sabem que Natal é todos os dias.
R.A.M.
24 de Dezembro de 2022